top of page

Não é uma mudança de peso, e sim de identidade - As pessoas que emagrecem e se mantêm assim pra sempre entenderam isso



ree

Cada vez mais chego na conclusão de que a dieta no emagrecimento é como a cereja do bolo. Sei que pode parecer estranho, pois ela deveria ser a peça central do processo - afinal, a gente engorda quando come, certo? Mas quanto mais converso com mulheres que lutam contra o seu peso há anos, as vezes desde que nascerm, vejo que existe algo que vem antes disso:


Identidade.


No livro Psicocibernética, o dr Maxwell Maltz, um cirurgião plástico que foi chefe de departamentos de cirurgia plástica de vários hospitais em Nova York, descreve de forma extremamente detalhada, mas simples, o poder da autoimagem - a forma como pensamos e sentimos sobre nós mesmos.


A autoimagem, segundo o autor, é capaz de determinar até onde vamos na vida: se vamos ter sucesso financeiro e profissional, se vamos nos casar e ter uma família saudável, se vamos nos sentir bem e em paz com quem somos e, é claro, se vamos ter um corpo bonito e saudável.

Isso porque ele observou, ao longo de centenas de cirurgias plásticas, um padrão: quando as pessoas operavam um nariz, uma orelha, um queixo, colocava seios ou diminuía uma barriga, elas transformavam sua personalidade.

Aquela mulher tímida e insegura se tornava sedutora e confiante quando colocava silicone. Aquele homem com pouca força de ação no mundo alcançava sucesso ao aumentar seu queixo, e por aí vai. Ele pode ver isso repetidas vezes, e chegou numa conclusão:


A forma como você se vê, altera a sua autoimagem, que muda a sua personalidade.


E no emagrecimento não é diferente: você vai alterar o seu corpo, só que não de um dia pro outro como é numa cirurgia, mas sim gradativamente. Porém a alteração vai acontecer mesmo assim, você vai habitar um novo corpo - não tem como você continuar sendo a mesma pessoa.


Por isso que o processo de emagrecimento só vai funcionar de fato quando você encara-lo como uma jornada de transformação interna, de aperfeiçoamento de quem você é. Você não vai habitar um novo corpo sendo a mesma pessoa, com os mesmos hábitos, com o cérebro configurado da mesma forma como tem sido até hoje - e que te trouxe exatamente até esse momento, com o peso e a vida que você tem.


Partindo desse princípio, pare pra pensar: você acredita mesmo? Acredita que é possível de verdade? Conversando com uma cliente semana passada, pude perceber que ela quer muito emagrecer, mas no fundo duvida que seja possível, por conta de todas as experiências passadas que deram errado. Essas experiências criaram no cérebro dela um caminho de “não dá certo pra mim”, e é assim que ela se vê.


O que eu disse pra ela já começar a fazer: ensaio mental. Parece coisa de guru coach barato, mas na verdade, tem total embasamento científico: o ensaio mental, que é criar uma cena em que você está executando o hábito que deseja, vai começar a desenvolver no seu cérebro as sinapses daquele hábito, mesmo que você ainda não o pratique. É como se criasse o desenho do caminho na sua mente, e na hora que for executar, seu cérebro já tem uma boa noção de como funciona.

Mudar a sua autoimagem é basicamente reconfigurar seu cérebro pra ele funcionar de outro jeito. É desconectar as sinapses reforçadas ao longo do tempo, e reconecta-las de um jeito diferente. E isso é totalmente possível, e pode ser mais simples do que imagina.

Assim, fazer o que precisa ser feito e sustentar isso ao longo do tempo se torna natural, porque você se identifica com isso, você se vê assim. Treinar, comer de forma saudável, beber água, seguir o seu plano de emagrecimento… tudo isso fará parte de quem você é.

Não é uma mudança de peso, de fora pra dentro, mas sim de identidade, de dentro pra fora. Você não será emagrecida - você vai emagrecer porque por dentro você é magra.


É isso que podemos fazer juntas no Naturalmente Magra: autoimagem é um dos 3 pilares que trabalhamos no acompanhamento - motivação, autoimagem e comportamentos, que expliquei nesse vídeo aqui. Se quiser entender melhor como fazer seu cérebro parar de usar comida como fuga pra tudo, e encontrar um caminho pra emagrecer de foma leve e natural, assite esse vídeo, e depois vamos conversar pessoalmente.


Obrigada por ler até aqui!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page